terça-feira, 5 de maio de 2009

Nem sempre superprotejer é a solução


Esta história eu escutei em um dvd gospel, sei que não é todo mundo que gosta(eu gosto)

mas o que importa é a profundidade com que me tocou ouvir aquelas palavras, enmtão gostaria de compartilhar com voces, espero que assim como eu voces tambem gostem.


Dois homens ja de tenra idade mudaram-se para uma cidadezinha não muito habitada, por isso tinha um ar monotono e os dois resolveram morar perto um da casa do outro, olharam em volta e não notatam muita natureza por ali, então um deles resolveu que ia plantar uma arvore para mudar pelo menos a visão da casa dele para alegrar um pouco mais, o outro vizinho não exitou e falou que faria o mesmo, então os dois foram la e compraram uma mudinha de uma arvore que seria enorme dentro de algum tempo....

Todos os dias os vizinhos saiam para trabalhar, um deles tomava o café como de costume olhando para a rua e percebia o seu vizinho regando a arvore tirando qualquer bichinho que pudesse danifica-la, tirando os matos que cresciam em volta e regando...Terminava o café ele saia no portão passava pela arvore que ele havia plantado e dava um chute e dois ou tres puxões nela. O vizinho tão cuidadoso não conseguia esconder a raiva em sua face pelo mal trato com a pobre arvore, pensava: Por que a comprou para maltrata-la??

No outro dia a cena se repetia um dos vizinhos cuidando com muito carinho da sua arvorezinha enquanto o outro maltrata-va a dele, no entanto elas cresciam igualmente e assim foi por longos anos , enquanto um enchia sua arvorezinha de mimos regava, limpava e tirava os bichos de volta o outro vizinho a puxava, chutava, e sacudia com brutalidade...

Alguns anos depois la estavam aquelas mudinhas agora duas grandes e belas arvores. Os vizinhos aproveitavam a sombra que ela fornecia..Porem um dia a tardinha notaram o tempo escurecend0, era um temporal assustador chegando, os dois correram pra dentro e passado algumas horas tudo mais calmo o vizinho zeloso por sua arvore correu pra rua pra ve-la e a surpresa foi tamanha quando a viu a kilometros de distancia partida ao meio, olhou a do vizinho e a arvore estava la inteira como se nada houvesse acontecido, ele esbravejou e não pensou duas vezes foi ate a porta do vizinho bateu a porta e ja o recebeu com a seguinte indagação: me respondas se souber, porque a minha arvore que eu sempre cuidei, sempre regava, limpava voou com o vento enquanto a sua que vc nunca se preoculpou em cuidar esta la, intacta??

o vizinho pacientemente fitou e respondeu: Enquanto vc cuidava da sua arvore dava agua a ela deixando as raizes dela superficiais pois sabia que não precisava buscar por essa agua no solo, eu não dava agua pra minha e se ela quizesse tomar agua ela teria que descer as suas raizes ate onde encontrasse, enquanto vc se preoculpava em limpa-la e impedir que ela mesma se cuidasse eu puxava a minha pra ela firmar as raizes dela no chão e a sua por tantos cuidados ficou fragil, o vizinho sem dizer nada saio.


As vezes cuidamos demais protejemos demais achando que estamos fazendo um bem quando na verdade estamos impedindo de deixar com que essas pessoas aprenda sozinho e fique forte vivendo, pois a força é extraida das fraquezas.

2 comentários:

  1. Bem interessante esta parábola, realmente as vezes achamos que cuidar "demais" passa a ser um bem, mas as vezes não; gostei ...

    Abraços
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marco pelo seu precioso comentario e por sua vizita... quando quizer conversar mais.. me add no msn
    daniele_bello_@hotmail.com


    grande abraço.

    ResponderExcluir

deixe um comentario!!!